sábado, 26 de março de 2011

SÍNTESE PARA O PROVÃO - CAPÍTULO 3

RESUMÃO – CAPÍTULO 03 – VIVER EM SOCIEDADE
Prof. Gildo Júnior – Sociologia


Os seres humanos necessitam de seus semelhantes para sobreviver. Comunicar-se, criar símbolos e formas de expressão cultural, perpetuar a espécie e se realizar plenamente como indivíduos.
* Sociabilidade: capacidade natural da espécie para viver em sociedade.
* Socialização: processo pelo qual o individuo se integra ao grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos, regras e costumes característicos de seu grupo.
* Contato social: é o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição dos grupos sociais e da sociedade.
- Primários: contatos diretos, pessoais. As pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Ex: família, amigos, escola.
- Secundários: contatos impessoais, calculados, formais. Ex: cliente e vendedor, patrão e empregados.

É importante salientar que as pessoas que têm uma vida baseada mais em contatos primários desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que têm uma vida com predominância de contatos secundários.

* Isolamento social: a ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social. Existem mecanismos que reforçam esse isolamento.
- De ordem social: envolvem os vários tipos de preconceitos (racial, religioso, de sexo...)
- De ordem individual: algumas atitudes que reforçam o isolamento social são a timidez e o preconceito, por exemplo.

* Comunicação: o principal meio de comunicação de ser humano é a linguagem. Por meio dela os indivíduos atribuem significado aos sons articulados que emitem. Por ela transmitimos sentimentos e pensamentos aos nossos semelhantes, assim como nossas experiências e descobertas às gerações futuras.

* Interação social: pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro. Supõe reciprocidade nas ações entre indivíduos e o aspecto da comunicabilidade humana. Ela pode acontecer entre:

Pessoa ----- pessoa
Pessoa ----- grupo
Grupo ----- grupo.

Interatividade: com o desenvolvimento dos meios de comunicação, novos tipos de contatos sociais vêm se afirmando. Para explicá-los, foi criado o conceito de interatividade.
Entende-se por interatividade a troca simultânea de informações e o acesso imediato a qualquer parte do mundo; ela traduz, particularmente, uma qualidade técnica das chamadas “máquinas inteligentes”.
Pierre Lévy – há diferentes tipos de interatividade, que vão da mensagem linear à mensagem participativa. A mensagem linear se dá por intermédio dos meios de comunicação como a imprensa, o rádio, a TV, o cinema e até as conferências eletrônicas. A mensagem participativa é aquela que utiliza dispositivos como o vídeo- game ou aquela que envolve a troca de informações contínuas (msn, por exemplo).