quarta-feira, 6 de abril de 2011

ATIVIDADE - CAPÍTULO 4 - PROVÃO

SOCIOLOGIA – Capítulo 4 – para o provão


1. Como a sociologia define a relação social?
2. De que forma Max Weber e Karl Marx conceituaram a relação social?
3. O que indica o processo social?
4. Como podem ser os processos sociais?
5. O que os processos sociais associativos estabelecem?
6. O que manifestam os processos dissociativos?
7.Identifique:
a. os principais processos sociais associativos:
b. os principais processos sociais dissociativos:

8. Caracterize e exemplifique:
a. Cooperação direta
b. Cooperação indireta

9. Exemplifique a competição e explique a sua escolha.
10.Cite dois exemplos de conflitos existentes em nosso planeta.
11.Na coluna abaixo destaque as características da competição e do conflito.(faça duas colunas em seu caderno e destaque)
12.Quando o conflito se torna terrorismo?
13.Em que situações a acomodação ocorre?
14.No Brasil temos um exemplo histórico de acomodação. Cite-o.
15.Quando ocorre a assimilação?
16.Exemplifique assimilação, a partir do que foi exposto em sala.

RESUMÕES DE SOCIOLOGIA - PROVÃO

RESUMÃO – CAPÍTULO 03 – VIVER EM SOCIEDADE
Prof. Gildo Júnior – Sociologia


Os seres humanos necessitam de seus semelhantes para sobreviver. Comunicar-se, criar símbolos e formas de expressão cultural, perpetuar a espécie e se realizar plenamente como indivíduos.
* Sociabilidade: capacidade natural da espécie para viver em sociedade.
* Socialização: processo pelo qual o individuo se integra ao grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos, regras e costumes característicos de seu grupo.
* Contato social: é o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição dos grupos sociais e da sociedade.
- Primários: contatos diretos, pessoais. As pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Ex: família, amigos, escola.
- Secundários: contatos impessoais, calculados, formais. Ex: cliente e vendedor, patrão e empregados.

É importante salientar que as pessoas que têm uma vida baseada mais em contatos primários desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que têm uma vida com predominância de contatos secundários.

* Isolamento social: a ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social. Existem mecanismos que reforçam esse isolamento.
- De ordem social: envolvem os vários tipos de preconceitos (racial, religioso, de sexo...)
- De ordem individual: algumas atitudes que reforçam o isolamento social são a timidez e o preconceito, por exemplo.

* Comunicação: o principal meio de comunicação de ser humano é a linguagem. Por meio dela os indivíduos atribuem significado aos sons articulados que emitem. Por ela transmitimos sentimentos e pensamentos aos nossos semelhantes, assim como nossas experiências e descobertas às gerações futuras.

* Interação social: pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro. Supõe reciprocidade nas ações entre indivíduos e o aspecto da comunicabilidade humana. Ela pode acontecer entre:

Pessoa ----- pessoa
Pessoa ----- grupo
Grupo ----- grupo.

Interatividade: com o desenvolvimento dos meios de comunicação, novos tipos de contatos sociais vêm se afirmando. Para explicá-los, foi criado o conceito de interatividade.
Entende-se por interatividade a troca simultânea de informações e o acesso imediato a qualquer parte do mundo; ela traduz, particularmente, uma qualidade técnica das chamadas “máquinas inteligentes”.
Pierre Lévy – há diferentes tipos de interatividade, que vão da mensagem linear à mensagem participativa. A mensagem linear se dá por intermédio dos meios de comunicação como a imprensa, o rádio, a TV, o cinema e até as conferências eletrônicas. A mensagem participativa é aquela que utiliza dispositivos como o vídeo- game ou aquela que envolve a troca de informações contínuas (msn, por exemplo).



RESUMÃO – CAPÍTULO 04 – Como funciona a sociedade?
Prof. Gildo Júnior – Sociologia


Relação social: forma assumida pela interação social em cada situação concreta.
Karl Marx defendia que As relações sociais eram decorrentes das relações de produção, ou seja, das relações desenvolvidas no processo produtivo, material da sociedade.

Processos sociais: A palavra processo designa a contínua mudança de alguma coisa numa direção definida. São as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns com os outros, a forma pela qual os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais.
Associativos: cooperação, acomodação, e assimilação.
Dissociativos: competição, conflito.

*Cooperação - É a forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. Pode ser direta ou indireta. A direta compreende as ações que as pessoas realizam juntas, como é o caso dos mutirões. A indireta é aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitando indiretamente umas das outras, por não serem autossuficientes.
* Competição - É uma forma de interação que envolve luta ou disputa por bens limitados ou escassos. É regulada por normas, pode ser indireta ou direta, pessoal ou impessoal, e tende a excluir o uso da força e da violência.
* Conflito - O conflito social consiste em uma luta por bens, valores ou recursos escassos, na qual o objetivo dos contendores é neutralizar ou aniquilar seus componentes. Ao contrário da competição, o conflito envolve, em maior ou menor escala, o emprego da violência. O conflito ainda pode levar ainda a uma outra forma extrema violência: o terrorismo, resultado de situações extremas de opressão e de exclusão de grupos sociais.
* Acomodação - Nem todo conflito termina com a extinção do oponente derrotado. Em alguns casos, este pode aceitar as condições impostas pelo vencedor para fugir à ameaça da destruição. Ocorre, assim, um processo de acomodação.
* Assimilação - É a solução definitiva ou mais ou menos pacífica do conflito social.
Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes. Implica transformação do sentimento de identidade.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ATIVIDADE - CAPÍTULO 3 - PROVÃO

Capítulo 3 – Viver em sociedade

1. Quando ocorre a socialização?
2. Cite dois exemplos:
a. de contatos sociais primários;
b. de contatos sociais secundários;
3. O que caracteriza o isolamento social?
4. Qual a importância da comunicação nas relações sociais?
5. Diferencie interação de interatividade.